Ter um negócio que funcione bem depende de inúmeras situações, uma delas está diretamente ligada ao estoque do seu comércio. Seja ele físico ou virtual, entender como fazer o controle desse estoque é indispensável para uma gestão eficiente.

 
Vantagens

Manter um estoque adequado e controlado impede que problemas desnecessários ocorram e possibilita ao gestor focar em questões que realmente dependem da sua supervisão. Um exemplo: Análise estratégica do negócio, ações de marketing, balanço de contas mensais e outros.

Outro ponto importante sobre o controle do estoque é o impacto que ele tem sobre o desempenho da sua empresa. Para atender à prazos de entrega, monitorar a disponibilidade dos produtos na loja, e até mesmo poupar custos com espaço sobrando ou insumo parado, o controle de estoque é indispensável.

Dicas

Para facilitar essa tarefa, o módulo EstoqSoft tem funcionalidades pensadas exatamente para esse processo e a rotina do gestor.

Além de emitir relatórios personalizados para acompanhar o desempenho da sua empresa, outras táticas podem ser empregadas no controle de estoque, facilitando a rotina do gestor.

  • Entrada de Estoque

A entrada de estoque é realizada já na tela de compras. Importe o XML da NF-e e evite ter que preencher dados do produto e do fornecer. Importando o XML da nota, o próprio sistema realiza o cadastrado do fornecedor que ainda não está cadastrado. Por meio de filtros também é possível identificar se os produtos estão em duplicidade, cadastrados ou não e não convertidos.

  • Ferramenta de Conversão

Essa função tem por objetivo converter os produtos vendidos em caixas, pacotes e outros, por produtos unitários. Logo, é necessário somente indicar qual a quantidade equivalente e o sistema irá calcular o preço unitário. Caso haja cobrança de frete da nota fiscal, este também é contabilizado em proporção ao custo do frete no valor do produto.

  • Conferencia de Produtos

Ficou algum tempo sem fazer entradas de estoque? É simples de resolver. Na tela de Conferencia de Produtos você informa a quantidade atual de determinado produto com apenas dois clicks. Em seguida, o sistema aponta a quantidade do estoque antigo e a quantidade do estoque atual, bem como, a diferença entre os dois. Para finalizar, na mesma tela, faça o ajuste de entrada ou saída necessários.

  • Funcionalidade da Grade

Para os comerciantes que vendem produtos com variações, fiquem tranquilos, também temos soluções para esse controle. A funcionalidade Grade no sistema, permite que você cadastre o estoque de cada variação do produto, seja na cor, tamanho ou modelo. Consequentemente, fica ágil e fácil saber exatamente o que repor no estoque.

Leia Também