Um sistema ERP é uma solução tecnológica que serve para aumentar a produtividade, controlar processos das áreas de uma empresa unificando e centralizando as informações em uma única plataforma.

O ERP pode possuir diversos módulos que se integram e se complementam. Neste artigo separamos algumas das principais funcionalidades do sistema e suas grandes vantagens.

Controle de Estoque

Um bom sistema de gestão registra as informações de entrada e saída de mercadorias de forma prática. Ele deve possuir um lançamento de compras, que pode ser feito de forma manual ou por importação de XML, um controle de vendas eficiente que baixe os produtos automaticamente, e diversidade em relatórios que permitam a visualização dessas movimentações.

Controle Financeiro

O financeiro de uma empresa é um dos setores de maior relevância em qualquer segmento e deve estar sempre muito bem controlado. Com um software adequado é possível fazer lançamentos de contas a pagar, contas a receber, controlar cartões, cheques, conta corrente.

Integração com E-commerce

A sua loja online também precisa de uma gestão eficiente assim como a física. Para o gerenciamento a integração com o e-commerce é essencial, pois conecta o sistema à loja online, facilitando o envio de produtos para o site e controlando a saída de mercadorias.

Emissão de Ordens de Serviços e Orçamentos

As ordens de serviço são importantes para manter a produção em dia e controlar os processos. Com um sistema ERP você também pode emitir orçamentos personalizados de acordo com as suas preferências.

Emissão de Documentos Fiscais

Utilizar um Sistema ERP é a melhor forma de emitir documentos fiscais e garantir o cumprimento das leis de tributação. Rapidamente você poderá emitir cupons fiscais, notas fiscais, notas de serviço, e outros documentos, sempre de forma rápida e sem preocupações, tendo em vista que o todos os cálculos serão feitos pelo software.

Cadastre Clientes, Fornecedores, Produtos

Manter os dados da empresa atualizados fica muito mais prático utilizando um software de gestão. Com ele você terá um banco de dados com inúmeras informações de clientes, fornecedores, produtos. Isso facilita a consulta, emissão de notas, lançamentos de vendas, definição de vales de compra para cliente, possibilidade de utilizar essas informações em estratégias de marketing (Definir descontos para clientes aniversariantes, por exemplo), e muitas outras vantagens.

Controle Food (Mesas / Comandas / Delivery)

Com a grande movimentação em bares, restaurantes, lanchonetes, ou mesmo o volume alto de pedidos em delivery, se torna difícil controlar tudo no “caderninho”. Com um sistema de controle de comandas, você lança o pedido através de um computador ou smartphone que será enviado para impressora na cozinha / bar para produção, controla as entregas, os valores repassados aos entregadores, as mesas em uso ou em consumo, e visualiza tudo de forma simples na tela do seu computador.

Facilitador de pagamentos (TEF)

As maquininhas de cartão normalmente não possuem integração automática com um sistema, o que dificulta os processos, pois todas as vendas feitas em cartão terão de ser lançadas na maquininha e no sistema. Com um sistema TEF este processo ser torna mais rápido e mais confiável, pois os lançamentos em cartão poderão ser feitos diretamente pelo sistema otimizando o tempo que seria levado para realizar o procedimento manual.


Como funciona um sistema ERP para empresas?

Um sistema como este pode atuar em todas as áreas da empresa interligando os setores e facilitando a troca de informações e registros.

Diariamente as empresas geram muitas informações que precisam ser controladas de alguma forma, e é neste ponto que o Sistema ERP atua.

Ele pode registrar vendas, compras, valores de produtos, clientes, fornecedores, transações, pedidos, ordens de serviços, enfim, muitas informações.

Deste modo, o empreendedor poderá visualizar com facilidade tais dados para tomar as melhores decisões para a empresa.

O sistema também tem grande importância para a redução de custos e aumento da produtividade, tendo em vista que muitos processos são automatizados através dele.


Quais as vantagens no uso do ERP?

Entre as vantagens de utilizar um sistema de gestão ERP podemos citar:

Maior produtividade dos setores, automatizando processos trabalhosos;

Eficiência, diminuindo o risco de falha humana;

Centralização das informações em uma única plataforma;

Facilidade em emitir documentos fiscais;

Facilidade em emitir relatórios sobre quaisquer informações registradas no sistema;

Garantia de análise precisa de resultados para tomadas de decisão mais assertivas.


Conheça o ERP Softline

O Sistema de Gestão ERP Softline é o sistema ideal para uma boa gestão empresarial.

Além de ser completo, atende uma grande variedade de segmentos e se adequa às necessidades do empreendedor e também as principais exigências fiscais.

Com o ERP Softline a empresa descomplica os processos burocráticos e se concentra nos seus maiores objetivos sempre tomando boas decisões e utilizando as melhores estratégias.

Entre em contato para falar com a nossa equipe e conhecer ainda mais o ERP Softline!

Leia Também